Principal 📚Recursos explicados Como criar respostas salvas com Respostas Prontas

Como criar respostas salvas com Respostas Prontas

Última atualização em Apr 10, 2025

Como criar respostas salvas com Respostas Prontas

🕓 Última atualização: 07 de agosto de 2024

As Respostas Prontas (Canned Responses) permitem que você salve mensagens frequentes como modelos reutilizáveis. Durante uma conversa, basta digitar / seguido de um atalho para usar uma resposta pronta.

Esses templates são ideais para responder perguntas frequentes, agilizando o tempo de resposta e aumentando a produtividade da equipe.

💡 Dica: O sistema oferece modelos de resposta prontos para edição. Explore e personalize de acordo com sua operação!


Como criar uma resposta pronta

Tanto agentes quanto administradores podem criar e editar respostas prontas.

Passo 1: Acesse o menu de respostas prontas

No menu lateral, vá para:
Configurações → Respostas Prontas → Adicionar resposta pronta

(Por padrão, não há respostas criadas em novas contas.)


Passo 2: Preencha os campos do modal

Você verá uma janela para criação. Preencha os campos abaixo:

  • Atalho (/shortcode):
    Um código curto e fácil de lembrar.
    Exemplo: /boasvindas

    Mínimo de 2 caracteres. O atalho precisa ser único.

  • Conteúdo:
    A mensagem completa que será inserida na conversa.
    Exemplo: “Olá! Seja bem-vindo(a). Como posso te ajudar hoje?”

Clique em Enviar.
Se tudo correr bem, a mensagem "Resposta pronta adicionada com sucesso" será exibida.


Como modificar ou excluir uma resposta pronta

Passo 1: Abra a lista de respostas prontas

Vá para:
Configurações → Respostas Prontas

Localize a resposta que deseja editar ou remover.

  • Clique no ícone de lápis para editar.

  • Clique no ícone de cruz vermelha para excluir.


Passo 2: Editar o conteúdo

O modal será exibido com as informações preenchidas.

  • Altere o atalho ou o conteúdo da mensagem conforme necessário.

  • Clique em Enviar para salvar.

  • Clique em Cancelar para descartar.


Como usar uma resposta pronta em uma conversa

  1. Durante o atendimento, digite / no campo de texto.

  2. Será exibida uma lista com todas as respostas salvas.

  3. Você pode:

    • Selecionar uma resposta da lista com o mouse ou setas do teclado.

    • Ou digitar diretamente o atalho, se lembrar.

  4. Pressione Enter e o conteúdo será inserido automaticamente no editor.