Principal 🔍Recursos Avançados Como configurar e gerenciar regras de automação

Como configurar e gerenciar regras de automação

Última atualização em Apr 10, 2025

A funcionalidade de automação ajuda a otimizar o fluxo de trabalho da equipe, automatizando tarefas repetitivas como atribuições de rótulos, times, agentes e envio de mensagens.

Isso permite que sua equipe foque nas demandas mais importantes, reduzindo o tempo gasto com atividades manuais.


Como funciona a automação?

Uma regra de automação é composta por três partes:

  1. Evento (Event): o gatilho que inicia a automação

  2. Condições (Conditions): critérios que precisam ser atendidos

  3. Ações (Actions): tarefas executadas quando as condições são verdadeiras


Eventos de automação disponíveis

Os eventos são os gatilhos que iniciam a regra. Atualmente oferece:

  • Conversa criada: quando uma nova conversa é iniciada (em qualquer canal)

  • Conversa atualizada: quando qualquer mudança ocorre em uma conversa

  • Mensagem criada: quando uma nova mensagem é enviada na conversa

  • Conversa reaberta: quando uma conversa resolvida, adiada ou pendente é aberta novamente


Condições de automação

As condições são avaliadas com base no evento selecionado e determinam se a ação será executada.

Você pode usar operadores como:

  • Igual a / Diferente de

  • Presente / Não presente

  • E também operadores lógicos: AND / OR


Ações de automação disponíveis

Se as condições forem satisfeitas, as ações abaixo podem ser executadas:

  • Atribuir a um agente

  • Atribuir a um time

  • Adicionar um rótulo

  • Enviar e-mail para o time

  • Enviar transcrição por e-mail

  • Silenciar conversa

  • Adiar conversa

  • Resolver conversa

  • Enviar evento Webhook

  • Cancelar

  • Enviar anexo

  • Enviar mensagem

Essas ações são independentes do evento ou condição escolhidos.


Como criar uma regra de automação

Passo 1: Acesse as configurações

Vá para:
Configurações → Automação → Adicionar regra de automação


Passo 2: Configure a nova regra

Preencha os campos do modal:

  • Nome: escolha um nome descritivo

  • Descrição: (opcional) para referência interna

  • Evento: selecione um dos eventos disponíveis

  • Condições: adicione uma ou mais condições usando os operadores

  • Ações: defina o que deve acontecer se as condições forem atendidas

Você pode usar várias condições e ações combinadas com AND / OR.


Exemplo prático

Cenário: Desejo que todas as novas conversas com idioma do navegador em francês sejam direcionadas ao time de vendas da França.

  1. Nome da regra: Conversas em Francês para equipe de vendas FR

  2. Evento: Conversa criada

  3. Condições:

    • Status da conversa = Aberta

    • Idioma do navegador = Français (fr)
      (Conectadas com operador AND)

  4. Ação:

    • Atribuir time → France Sales


Como pausar, editar, duplicar ou excluir regras de automação

Vá para:
Configurações → Automação

Na lista de regras, você pode:

  • Pausar uma regra: desligue o botão na coluna Ativa

  • Editar: clique no ícone de lápis

  • Clonar: clique no ícone de cópia

  • Excluir: clique no ícone de cruz vermelha